O que é Marketing Digital e como funciona

O que é Marketing Digital e como funciona

O que é Marketing Digital e como funciona? Como aplicar? Por onde devo começar?

Se você chegou até esse guia é porque provavelmente você quer aprender, quer saber as respostas dessas perguntas.

E parabéns pela sua atitude, pois, pessoas como você que busca por conhecimento é a que se destaca e alcança seus objetivos mais facilmente.

Vamos então aprender o que é Marketing Digital e como funciona e vamos começar entendendo o que é Marketing Digital.

O que é Marketing Digital e como funciona?

Atrair pessoas com potencial de se tornar um cliente através de estratégias aplicadas em canais da internet. Essa é a definição Marketing Digital de forma bem simplificada.

Mesmo que você não saiba o que é Marketing Digital e como funciona, eu te garanto que com esse guia você irá entender e ser capaz de aplicar.

Hoje praticamente todas as pessoas tem um aparelho celular o que fez aumentar muito o acesso à internet.

E com isso o Marketing Digital cresceu e se tornou-se muito mais atrativo para as pessoas que querem divulgar suas marcas, seus produtos ou seus serviços.

O Marketing Digital se concentra totalmente em canais online, e o mais importante do que saber o que é Marketing Digital é aprender a diferenciar cada canais e saber tirar o melhor de cada um deles.

O marketing Digital é muito dinâmico, é muita novidade o tempo todo. E com isso as estratégias, os canais sempre se renova.

O profissional que trabalha com o Marketing Digital precisa sempre estar se atualizando com as novas tendência tecnológicas do mercado online.

Objetivos do Marketing Digital

Você sabe qual é o objetivo do Marketing Digital? Se você respondeu vender, você não está errado.

Mas pensar que esse é o único objetivo do Marketing Digital, ai você está enganado.

O principal objetivo é atrair pessoas em potencial para se tornar cliente, mas no o Marketing Digital para isso ser possível é preciso trabalhar outros objetivos.

Principais objetivos do Marketing Digital:

  1. Criar e aumentar a autoridade sobre o nicho;
  2. Propagação e fortalecimento da marca;
  3. Fidelizar os cliente;
  4. Criar relacionamento com os clientes;
  5. Gerar mais aproximação dos clientes com a marca;
  6. Trazer novos clientes.

Início do Marketing Digital

Vamos descobrir aqui o que é Marketing Digital e como funciona, mas antes disso é importante conhecermos sua história e como tudo começou.

Com o surgimento dos primeiros modelos de redes sociais no anos 90, a internet começou a se popularizar e o Marketing Digital começou a ganhar força.

Nessa mesma época surgiram os primeiros comércios eletrônicos e blogs.

E com esse crescimentos da web os primeiros motores de busca também começaram a surgir, como Yahoo, AOL, Cadê, MSN e Altavista.

As campanhas de e-mails marketing também começou nos anos 90 com os e-mails ganhando popularidade.

Mas foi nos anos 2000 com o crescimento do Google e das Redes Sociais que o Marketing Digital deslanchou de vez.

Hoje o Marketing Digital é fundamental para conectar potenciais clientes com as empresas.

A importância do Marketing Digital

Uma empresa que quer ser vista hoje precisa se usufruir das estratégias de Marketing Digital.

Já observou que as pessoas hoje em dia não olha mais para os lados nas ruas, estão andando a pé ou dentro de um carro olhando para um celular.

Marketing mais antigos como em outdoors estão perdendo a força, ninguém mais olha para eles. Logo logo esses anúncios em outdoors vão acabar.

Revista e jornais também estão perdendo espaço com a era digital em crescimento constante.

A tendência de pessoas gastar mais tempos com aparelhos eletrônicos é só aumentar.

Então já temos aqui a certeza de quão importante é para as empresas utilizar o Marketing Digital para se conectar com o as pessoas.

Os 4 Ps do Marketing Digital

4Ps do Marketing

Os 4 Ps do Marketing Digital são quatro pilares básicos que qualquer estratégia de Marketing possui.

O objetivo dos 4Ps é estudar cada pilar para ter um planejamento e executar as ações necessárias para atingir o mercado alvo.

Veja abaixo os 4 Ps do Marketing Digital:

Produto

Produto é o que você irá entregar para seu cliente, e para isso é preciso definir alguma coisas:

  • O que o cliente quer do produto?
  • Quais atributos ele precisa ter?
  • Como ele será usado?
  • Qual a sua aparência?
  • Qual seu nome?

Praça

É o local onde o seu produto vai ser oferecido. Aqui você precisa saber aonde seu cliente está, pois são muitas as possibilidades.

Importante aqui você verificar:

  • Onde o cliente procura pelo seu produto?
  • Como você pode acessar os canais de distribuição?
  • Vai ser estabelecimento online ou físico, qual vai ser sua forma de venda?
  • Onde seus concorrentes estão?

Preço

É preciso saber precificar seus produtos. Qui o importante é analisar o quanto custou para você produzir e distribuir.

Bem interessante também é realizar uma pesquisa de mercado para verificar a concorrência e oferecer um preço justo.

Alguns pontos a se observar:

  • Qual o preço a ser oferecido pelo seu produto?
  • Já existem referências na sua área?
  • O cliente é sensível ao preço?

Promoção

Promoção não tem nada haver com desconto, e sim começar a promover o produto.

É a hora de definir:

  • Onde você vai anunciar o seu produto?
  • Qual o melhor momento para promover?
  • Qual o padrão de mercado para este tipo de produto?

Vantagens do Marketing Digital

Somente pelo que falamos anteriormente do quanto as pessoas estão conectadas a aparelhos eletrônicos, o Marketing Digital já se torna muito vantajoso.

O Marketing Digital veio para facilitar o alcance das marcas aos potenciais clientes.

Mas existem outras vantagens que iremos ver a seguir.

Ah, e espero que você esteja aprendendo o que é Marketing Digital e como funciona.

Aproximação entre Marcas x Clientes

Com certeza que com o Marketing Digital diferentemente do Marketing Tradicional os clientes consegue ter muito mais interação com as empresas.

Com isso os clientes se engajam mais e se sentem mais próximo das marcas.

Sem falar das possibilidades que o cliente tem em opinar, sugerir e avaliar, coisas que com Marketing Tradicional não existia ou era muito difícil de acontecer.

Esse relacionamento entre as marcas e os clientes que pode ser construído através do Marketing Digital proporciona uma boa experiência ao cliente.

Análises e métricas

É impressionante a possibilidade que o Marketing Digital permite em realizar análises e verificação das métricas das estratégias aplicadas.

Isso para uma empresa é extremamente importante. Ela precisa verificar aonde está acertando, aonde precisa melhorar e otimizar suas campanhas.

Eu consigo analisar através do Marketing Digital de onde estão vindo as vendas, qual estratégias está sendo mais eficaz, qual público se engaja mais, qual região de um determinado país realiza mais compra, entre outras.

Com isso uma empresa consegue focar mais no que dá resultado, evita o desperdício de dinheiro e tempo.

Já no Marketing Tradicional é muito mais díficil ou até mesmo impossível realizar essas analises.

Segmentação de Público

Não são todas as pessoas que procuram por exemplo por shake ou algum outro produto de emagrecimento.

E realizar um Marketing desses produtos para um público amplo, sem um direcionamento é perder dinheiro e tempo.

O Marketing Digital te possibilita direcionar para públicos que tem interesse na sua marca. E assim é possível atingir as pessoas com perfis ideais.

Sem dúvida alguma que com direcionamento de público o Marketing Digital é muito mais eficaz.

Alcançar maior número de pessoas

O Marketing Tradicional conseguia atingir sim milhares de pessoas, mas era limitado geograficamente falando.

Com o Marketing Digital posso tornar minha marca conhecida em qualquer parte do mundo. Consigo prospectar muito mais clientes.

E dessa forma não é bom somente para as empresas, mas para pessoas conseguir encontrar outras marcas e ter maior liberdade nas escolhas antes de efetuar uma compra.

Velocidade

A Velocidade de atingir as pessoas através do Marketing Digital é fantástico.

Posso acabar de colocar no ar uma campanha de marketing Digital e em segundo estar conseguindo possíveis clientes.

A maneira de propagação, as chances de algo se “viralizar na internet” rapidamente, tudo isso faz do Marketing Digital se tornar muito mais veloz que o Marketing Tradicional.

Custo

Custo, essa é a grande vantagem do Marketing Digital.

No Marketing Tradicional é caríssimo anunciar em televisão, rádio, jornais e revistas, além de não possuir a mesma eficácia.

Sem contar que um anúncio em televisão e rádio, por exemplo, você tem um tempo contratado para divulgar sua marca.

No marketing Digital sua marca está em constante divulgação, 24 horas por dia.

É possível através do Marketing Digital analisar minhas métricas e saber qual o meu retorno com valor investido, o que me faz não ter prejuízo.

Oportunidade do Marketing Digital

Eu trabalho com o Marketing Digital há mais de 7 anos, e para mim é muito gratificante.

E assim como eu milhares de pessoas hoje trabalham de suas casas com o Marketing Digital.

Mas é preciso investir em conhecimento, pois como já disse anteriormente o Marketing Digital é muito dinâmico, e o profissional precisa estar em constante atualização.

Investir num bom treinamento de Marketing Digital que esteja sempre atualizado com as tendências do mercado do Marketing Digital se torna obrigatório.

O que eu recomendo fortemente é o Treinamento Fórmula Negócio Online  do Alex vargas, porque na atualidade é o treinamento mais completo sobre Marketing Digital.

Hoje o treinamento Fórmula Negócio Online possui mais de 300 mil alunos.

O Treinamento está sempre em constante atualização e sendo disponibilizando aulas novas com o que há de novidades no mercado digital.

O que é muito bom, porque como já te disse o Marketing Digital é muito dinâmico, sempre surgem coisas novas.

Então se você deseja trabalhar em casa com o Marketing Digital a primeira coisa que você precisa fazer é se qualificar na área.

Se você deseja ingressar nessa área, você precisa aprender o que é Marketing Digital e como funciona, suas principais estratégias e pilares.

Os principais conceitos de Marketing Digital

conceitos de marketing

Existem alguns conceitos de Marketing Digital que você precisa ir se familiarizando.

O que você vai aprender agora são os conceitos dos principais termos usados no Marketing Digital.

Persona

Persona é uma representação imaginária de um cliente com perfil ideal para seu negócio. A persona é baseada através dos comportamentos de pessoas reais.

Com base nas análises realizada de seu público você pode ver as características de um potencial comprador. A união dessas característica geram a persona.

Leads

São possíveis clientes que tem um interesse de comprar um determinado produto mas ainda não está no momento da compra.

Um exemplo é quando uma pessoa entra em um site ou blog e deixa seu nome e e-mail em troca de algum material de conteúdo.

Essa pessoa passou de visitante para Lead porque ela demonstrou um interesse.

Funil de venda

Funis de vendas é o trajeto que o cliente vai percorrer até o momento da compra.

Geralmente nesse caminho ele começa a passar por conteúdos para identificar uma dor existente (um problema) até tomar uma decisão/ação – efetuar a compra de um produto para eliminar a dor (o problema).

Landing Pages

Landing pages é uma página criada com foco em converter um visitante de um blog ou site em Leads.

Geralmente é oferecido um conteúdo de grande valor e em troca o Lead deixar suas informações.

SEO

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, traduzindo para o português quer dizer otimização para mecanismos de busca.

SEO são técnicas aplicadas com a finalidade de posicionar um blog ou um site nas primeira posições nos mecanismos de buscas, como por exemplo, o Google.

Com isso gera maior visibilidade e mais tráfego de pessoas num blog/site, o que pode resultar em vendas.

CTA

CTA também é uma sigla que quer dizer “Call To Action”, ou seja, chamada para ação.

Objetivo do CTA é fazer com que o visitante tome uma ação, mas para isso também é preciso usar técnicas de copywriting.

Essas chamadas pode ser para engajar uma publicação, um anúncio, para entrar em um funil de venda e por fim gerar uma decisão de compra.

Como fazer Marketing Digital

Já aprendemos o que é Marketing Digital e como funciona, agora vamos ver como aplicar o Marketing Digital.

Para se obter sucesso no Marketing Digital é preciso aplicar algumas estratégias fundamentais.

A seguir veremos quais são as estratégias fundamentais do Marketing Digital.

Inbound Marketing

Inbound Marketing

Inbound Marketing ou traduzido Marketing de Atração são estratégias que tem por objetivo atrair potenciais clientes, gerar engajamento e fidelizar.

Com o tempo você irá gerar valor nos conteúdos e com isso criar seu público, gerar conexão, criar um relacionamento, construir confiança e autoridade.

É possível descobrir através Inbound Marketing o que seu público-alvo mais precisa, e a partir daí entregar algo de valor que resolva a necessidade desse público.

As metodologias do Marketing de Atração

Vamos analisar a seguir 5 etapas do Marketing de Atração e entender melhor como funciona.

Atrair

Nessa primeira etapa é preciso focar na construção de conteúdos que agregam valores, algo que seja do interesse do seu público-alvo.

E assim, consequentemente vamos atrair a atenção desse público.

E esse público irá se engajar com o seu conteúdo, e por fim, começar a criar um relacionamento com você.

Conversor

Nessa etapa é preciso oferecer um benefício (uma vídeo-aula, um ebook, um mini treinamento e etc) para convertemos os visitantes em leads.

Utilizando uma página de conversão iremos oferecer o benefício e em troca o visitante irá deixar algumas informações como nome, idade, e-mail, whatsapp e etc.

Oferecer um conteúdo relevante para o seu público utilizando uma página de conversão é a maneira mais eficaz de converter um visitante em lead.

Relacionar

Agora que seus visitantes se converteram em leads, chegou a hora de se relacionar com eles “implantar crenças verdadeiras” sobre assunto de seu produto até deixar eles prontos para compra.

Fazer com que seus leads caminhem pelo funil de vendas até se tornar um cliente.

Vender

Nesse momento seu lead já reconheceu que possui uma dor e tem a crença de que o seu produto vai solucionar o problema.

Aqui é o passo onde seu lead está prestes a se transformar em cliente, basta dar aquele “empurrãozinho” para ele efetuar a compra.

Analisar

Toda estratégia de Marketing Digital utilizada precisa ser analisada para verificar se está funcionando e trazendo retorno financeiro.

Com o Inbound Marketing também não é diferente, é preciso analisar.

Marketing Digital embutido no Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital focado em construir conteúdos relevantes conforme as necessidades do seu público-alvo.

Esses conteúdos podem ser um artigo de blog, vídeos, post nas redes sociais e etc.

O Marketing de Conteúdo vai te posicionar entre os primeiros nos mecanismos de busca, e dessa forma atrair seu público-alvo e gerar tráfego para seu negócio.

É preciso criar conteúdos valiosos com frequência para conquistar e converter seu público em cliente.

Importante entender que Marketing de Conteúdo é para trazer algum benefício ao seu público (ensinar algo, tirar dúvidas, resolver um problema, entre outros) e não para fazer vendas.

Aqui está o “pulo do gato” do Marketing Digital.

Quer ter sucesso? Gere tráfego… Quer gerar tráfego? Aplique Marketing de Conteúdo de maneira consistente.

Trabalhar com Blog

Blog é uma estratégia de Marketing Digital com potencial de atrair o público-alvo, gerar relacionamento, criar autoridade e gerar vendas.

É no Blog que você deve gastar suas energias para aplicar o Marketing de Conteúdo.

Um Blog com conteúdos valiosos e com técnicas de SEO aplicadas tem grandes chances de aparecer para seu público.

Você precisa criar uma audiência que olha para você como uma autoridade do seu nicho de atuação. E é no blog que você irá conseguir construir isso.

Um dos grandes benefícios de um blog é educar o seu público.

Mostrar nos seus conteúdos que a solução do problema do seu público-alvo está em seu produto, mas sem vender o seu produto.

Para isso crie conteúdos frequentes relacionados a pilares fortes que no seu produto possui e que irá resolver os problemas do seu público.

Mas lembrando, sem vender o seu produto.

Isso vai criar uma crença em seu público que o seu produto é o que ele precisa e por fim irá realizar a compra. Fantástico o poder de ter um Blog, não é mesmo?

É importante que dentro de um Blog você faça publicações frequentes de conteúdo.

Mas digamos que você abandone seu Blog, mas ele vais estar lá e ainda vai continuar gerando resultados permanentes.

Diferentemente de anúncios pagos. Se você parar de investir, acabou, ninguém mais vai encontrar você.

Então quer estabelecer um negócio online com base sólida, crie um Blog.

Redes Sociais

Trabalhar com Marketing de Conteúdo nas redes sociais é uma boa estratégia para aumentar o tráfego, a comunicação e o alcance do seu público.

Para isso você deve criar um perfil e definir alguma metas e objetivos.

Aplique sua estratégias de Marketing de Conteúdo e análise os resultados se estão sendo efetivos.

Importante se organizar e criar calendários para publicações e manter elas frequentes.

Não venda produtos nas redes sociais, crie conteúdos de valor. Essas plataformas são ótimas para gerar valor ao seu público e criar uma conexão com eles.

O que são Links Patrocinados?

Links Patrocinados são anúncios que podem ser feitos em mecanismos de busca e nas Redes Sociais.

Você pode usar links patrocinados para vender ou gerar leads.

Você precisa trabalhar uma palavra-chave com a qual seu público busca para solucionar uma dor, e seu link irá aparece para oferecer essa solução.

Links patrocinados é uma outra forma de conseguir atrair o seu público-alvo.

Mas essa estratégias consiste em investir para criação de campanha, e para isso é necessário conhecer as ferramentas que fazem gestão de anúncios.

E-mail Marketing

E-mail marketing é uma estratégia que tem como foco disparar e-mail programados para os leads capturados.

O objetivo final dessa estratégia de Marketing Digital ou qualquer outra é vender um produto ou serviço.

Há quem questiona a efetividade da estratégia de e-mail marketing, mas te garanto que se trabalhar de forma correta em conjunto com outras estratégias, o e-mail marketing é altamente efetivo.

Para aplicar essa estratégia de capturar e enviar e-mail é preciso de uma ferramenta de e-mail marketing.

E-mail Marketing e suas vantagens

Conforme você vai capturando seus leads eles vão entrando para sua lista de e-mail. Você terá uma lista de contato de pessoas interessadas no seu produto.

Você consegue analisar suas campanhas de e-mail marketing verificando dados de envio, abertura de e-mails, clique nos links e etc.

E como já vimos anteriormente analisar uma estratégia é fundamental para corrigir o que precisa ser corrigido e melhorar o que dá pra ser melhorado.

É uma estratégia que exige um empenho inicial, mas depois de pronta essa estratégia trabalha de forma automática.

Os e-mail são programados para ser disparado. Eles iniciam quando alguém se inscreve para sua lista de e-mail.

Os resultados são fantásticos, o retorno sobre investimento da ferramenta é muito bom!

Marketing Digital e as Redes Sociais

O que é Marketing Digital e como funciona

Você precisa estar onde seu público está, e seu público está nas redes sociais. As redes sociais são fundamentais para estratégias de Marketing Digital.

Hoje as redes sociais são importantes canais de comunicação entre as empresas e os clientes.

Comece fazendo pesquisas de público e analisa quais redes sociais que seu público está mais presente.

A partir daí crie perfis e comece a publicar conteúdo que geram aproximação, conteúdo de valor e não vendas de produtos.

Criação de vídeos no Marketing Digital

Quer criar uma conexão maior com seu público? Então crie vídeos.

Falamos no decorrer desse guia várias estratégias de Marketing Digital, e importante frisar que para obter sucesso no Marketing Digital deve ser aplicado um conjunto de estratégias e não apenas uma.

Como todas as outras estratégias que abordamos, para vídeos não é diferente. Você precisa gerar conteúdo de valor e não de vendas.

Faça sempre o seu melhor, se doe o máximo para sair um trabalho de qualidade.

Funil de Vendas

As vendas realizadas sempre passa por um funil de venda.

O primeiro passo do funil de vendas é gerar tráfego, fazer com que as pessoas que tem interesse em seu produto chegue até você.

Depois iremos converter esse tráfego em leads. Nessa etapa é preciso entregar um benefício em troca de informações.

Terceiro passo é fazer a primeira oferta do produto. Após de se inscrever em nossa lista vamos encaminhar o lead para uma página de venda do produto.

Na quarta etapa o lead que não comprou o produto no passo anterior, entra para uma sequência de e-mails com conteúdos e ofertas do produto.

Você precisa aprender e fazer uso dessa estratégia porque tem uma alta taxa de conversão.

Conclusão: o que é Marketing Digital e como funciona

Ufaaa! Quanto conteúdo, não é mesmo?

Espero que esse Artigo sobre o que é Marketing Digital e como funciona tenha atingido suas expectativas.

Gostaria de salientar que se você gostou do Marketing Digital existe a possibilidade de trabalhar como afiliado.

Você se torna afiliado de um produto físico e digital e começa a promovê-lo através do Marketing Digital.

Trabalhar como afiliado é uma das melhores formas de ganhar dinheiro trabalhando pela internet.

Para você ter uma ideia alguns produtos chegam pagar até 60% de comissão sobre o valor da venda.

Só que para você ter sucesso é preciso aprender a aplicar todas as estratégias de forma profissional e eficiente.

Você precisa investir em conhecimento, e o que eu recomendo é o curso Fórmula Negócio Online.

Deixe seu comentário aqui abaixo que eu vou te responder e me diga o que achou do artigo o que é Marketing Digital e como funciona !!!

Sobre o Autor

Tiago Silva
Tiago Silva

Empreendedor digital há mais de 7 anos. Em um período relativamente curto, consegui atingir a marca impressionante de faturamento de 6 dígitos. Esse feito não foi alcançado por acaso, mas sim através de uma combinação inteligente de estratégias de marketing digital. VEM COMIGO, EU TE AJUDO... PROMETO!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.